Coronavírus: Como Cuidar da Saúde Mental?

A saúde mental é algo que devemos prezar muito, pois a falta dela pode causar danos irreversíveis. Infelizmente o coronavírus veio não somente para tentar adoecer o nosso corpo, mas também a nossa mente. Por conta disso, nesse momento é necessário ter muita resiliência e força para enfrentar toda essa situação de cabeça erguida, sabendo que tudo isso breve irá ter fim e poderemos ter a nossa vida normalizada novamente.
O coronavírus é uma pandemia que vem assustando a população mundial por conta dos seus efeitos à saúde mental, econômicos e sociais. Capaz de ser fatal, esse vírus além de afetar o nosso corpo é capaz de afetar também a saúde mental de pessoas que nem sequer possuem a possibilidade de contrair o vírus.

Isso pode acontecer por diversos fatores, mas o principal fator do coronavírus (que pode prejudicar a nossa mente) é o isolamento social, que mesmo sendo essencial, caso nenhuma alternativa para minimizar esse isolamento  seja tomada, pode ocorrer muitos efeitos negativos para  mente.

Mas diante de tudo isso, como podemos cuidar da nossa saúde mental? Como minimizar os efeitos do isolamento social para conseguirmos vencer esse momento difícil que a sociedade do mundo inteiro vem enfrentando?

Cuidar da mente é extremamente importante e essencial, por isso hoje te contaremos como você pode cuidar da sua saúde mental em meio a essa pandemia.

Dicas para cuidar da saúde mental em tempos de coronavírus


O coronavírus se tornou uma pandemia que veio para aumentar a empatia entre as pessoas, para mostrar que a vida é realmente muito frágil e importante. Mas além de nos prevenirmos corretamente para evitar a contaminação ou disseminação, é essencial que a gente cuide da nossa saúde mental para não acabar enlouquecendo.

Se você está se sentindo mentalmente frágil e quer saber o que pode fazer para melhorar essa situação; a seguir te daremos algumas dicas que podem te ajudar muito.

- Desligue um pouco a TV


As notícias ruins afetam muito a nossa mente e infelizmente as notícias boas não são tão compartilhadas quanto às ruins. Sendo assim, desligue um pouco a TV, assista algo agradável e que você goste, tente se desligar um pouco da realidade por algum momento.

- Crie uma rotina


Está trabalhando em casa ou não trabalha, mas está cansado de ficar em casa sem fazer nada? Estabeleça uma rotina, isso com certeza vai te ajudar.

- Adote a terapia online


Em períodos de quarentena a recomendação é não sair de casa, por isso fica difícil procurar apoio psicológico em clínicas, por exemplo. No entanto, algo que pode te ajudar muito e que você pode até mesmo adotar para a vida toda são as terapias online

- Mantenha contato com as pessoas usando a tecnologia


Use a tecnologia para manter próximo de você as pessoas que gosta e aproximar as que estão um pouco distantes.

- Faça coisas que gosta


Gosta de jogar videogame? Assistir filmes ou séries? Então faça isso. Procure fazer coisas que te agradem e que possam ocupar o seu tempo. Aproveite para fazer tudo o que você gostaria de fazer, mas que normalmente não teria tempo.

- Estude


Estudar nunca é demais. Então faça cursos, se especialize, desenvolva novas habilidades. Com certeza isso vai te ajudar durante e após todo esse momento.