Blog Agenda Consulta

Prótese Dentária de Silicone – Como Funciona?

Prótese Dentária de Silicone - Como Funciona

A utilização de prótese dentária de silicone vem crescendo cada vez mais por ser uma alternativa indolor e muito mais confortável em substituir dentes ausentes ou até mesmo dentaduras e pontes móveis.

A ausência total ou parcial dos dentes é um problema estético que não somente pode atrapalhar a autoestima, mas também pode causar problemas de saúde com relação aos órgãos do sistema digestivo, já que  a digestão começa na boca e os dentes são essenciais para o processo.

Por conta disso, é importante que a gente cuide de nossa boca para evitar a perda de dentes, mas caso isso venha acontecer por algum motivo, realizar a sua substituição por meio de próteses dentárias é a melhor forma de resolver o problema.

Mas quanto custa em média uma prótese dentária de silicone? Como ela funciona? É realmente mais confortável? Bom, a seguir responderemos essas e outras dúvidas sobre o assunto.

Como funciona a prótese dentária de silicone

 

A prótese dentária de silicone é um tipo de prótese que possui material mais maleável e flexível. Ela é uma solução um pouco mais flexível para pessoas que utilizam dentaduras e ponte móvel.

Essa prótese por ser mais macia que outros modelos, se torna mais confortável, resolvendo problemas estéticos e também de mastigação.

O material utilizado nesse tipo de prótese serve para fazer a substituição das partes rígidas de uma prótese normal, pois essas partes são as que ficam em contato com a gengiva e mucosas. Sendo assim, um material mais rígido pode machucar essas áreas, por serem mais sensíveis, por isso ocorre a substituição da parte rígida na prótese de silicone.

Quanto custa uma prótese de silicone

 

O valor da prótese de silicone varia bastante. Ele é dado com base em toda a avaliação dentária do paciente e as suas condições de adaptação ao material da prótese.

Geralmente esse tipo de prótese possui um valor um pouco alto, por conta do seu conforto e a sua estética. Além disso, o tipo de material usado é o que mais contribui para o encarecimento da prótese dentária.

É mais confortável? – Quando o seu uso é indicado

 

As próteses em silicone estão sendo cada vez mais procuradas por conta do maior conforto durante a adaptação e mastigação. No entanto, o material desse tipo de prótese se mostra mais eficiente apenas em alguns casos específicos.

A prótese de silicone é eficiente no reembasamento de forma provisória da prótese total antiga durante o processo de troca. Além da indicação provisória para troca de próteses, esse tipo é muito indicado de forma imediata após uma cirurgia de instalação de implantes dentários.

Conclusão

 

Antes de indicar o uso da prótese dentária de silicone é necessário que o dentista avalie o seu quadro de forma bem detalhada para saber se as suas condições orais te permitem esse tipo de prótese.

Ela pode se adaptar bem à sua boca, assim como também pode ocorrer o contrário. Por isso, é importante essa avaliação para ter a certeza de que além de confortável, sua boca irá se adaptar bem à prótese de silicone e o seu dinheiro não será jogado fora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *